Menu

Tokusatsus

Tokustsu traduzido para o português seria algo como “Filme de efeitos especiais”, antigamente esse gênero abordava qualquer filme que usasse efeitos especiais, mas atualmente engloba apenas produções live-actions sobre super-heróis japoneses.

Separamos algumas produções que são consideradas tokusatsus para vocês re-lembrarem
:

JASPION:

Imagem relacionada


Kyojuu Tokusou Juspion , e lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel título. O nome original "Juspion" é uma amálgama das palavras "Justice" e "Champion" (Campeão da Justiça).

A série obteve um sucesso gigantesco e até então inédito por outras produções do gênero exibidas (tais como National Kid e Ultraman), desencadeando uma febre épica jamais vista pelo gênero de super-heróis japoneses no país, e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. A série obteve um sucesso tão grande, que costumeiramente mesmo em uma emissora de porte menor, sua audiência superava a da Globo, que contava com programas como o da Xuxa, líder absoluto até então.



JIRAIYA:

Resultado de imagem para jiraya tokusatsu

Sekai Ninja Sen Jiraiya lançado no Brasil sob o título de Jiraiya: O Incrível Ninja) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente ao gênero Metal Hero. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 a 22 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão das séries anteriores na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes. Foi trazida ao Brasil pela extinta empresa Top Tape e estreou no dia 2 de outubro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde, voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete.


FLASHMAN:

Resultado de imagem para FLASHMAN

Choushinsei Flashman foi lançado no Brasil como Comando Estelar Flashman é um seriado televisivo japonês do gênero tokusatsu, pertencente à franquia Super Sentai. Produzido pela Toei Company, foi exibido entre 1º de março de 1986 e 21 de fevereiro de 1987 pela TV Asahi.
Estreou no Brasil em 6 de março de 1989 na Rede Manchete, onde ficou até 1992. A partir de 1º de Agosto de 1994 foi ao ar pela Rede Record, ficando até o final de 1995, com breves reprises em 1996. Mais tarde, começou a ser exibida na CNT, em 1997, onde permaneceu até o final daquele ano. Desde 2009, é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão e atualmente, é exibido todas as segundas. Está sendo reprisado pela Tv Diário aos sábados pela manhã e diariamente substituiu Kamen Rider Black RX. Atualmente foi substituído por Changeman. Ao todo, possui 50 episódios e 2 curta-metragens, um do Zoológico de Animais e um episódio resumo da A Chegada de Titan Jr..



CHANGEMAN:

Resultado de imagem para CHANGEMAN

Dengeki Sentai Changeman lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.
Fez grande sucesso em seu país de origem e marcou a história do tokusatsu no Brasil[2] quando foi exibido pela Rede Manchete, onde foi exibido a partir de 1988 pela extinta Rede Manchete até meados de 1994 e a partir do mesmo ano pela Rede Record e mais tarde pela CNT. A série completa foi lançada em VHS pela TV Manchete. Também foi exibida pela Rede Brasil. A série voltou a fazer sua reestreia na TV Diário no lugar do Flashman.



CYBERCOP'S:

Resultado de imagem para cybercops

Cybercop, os Policiais do Futuro 'Dennō Keisatsu Saibākoppu, é uma série japonesa de tokusatsu, de categoria Henshin Hero, que foi produzida pelo estúdio Tōhō, sendo exibida originalmente no Japão pela NTV entre 1988 e 1989. Trazida ao Brasil pela Sato Company estreando na extinta Rede Manchete em 1990 no programa Clube da Criança ficando no ar na emissora até a metade da mesma década conquistando ótimos índices de audiência. Mais tarde, já em 2000, foi reprisada pela CNT.

Nenhum comentário: